segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ÁRVORES E FLORESTAS - EM VERSOS REVELADOS

A SÚPLICA VEGETAL - EM VERSOS REVELADOS
O resto [que não é essencial] é apenas sombra...

Segue o teu destino...                                                                 Rega as tuas plantas; 

Ama as tuas rosas. 
O resto é a sombra 
de árvores alheias.


Fernando Pessoa
_________________________

A alma é uma borboleta...

há um instante em que uma voz nos diz

que chegou o momento de uma grande metamorfose...
Rubem Alves

Rubem Alv
__________________________________________________



Amar a borboleta é fácil,
Difícil é amar a lagarta...

Autor desconhecido
________________________________________________



A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.

- Manoel de Barros
__________________________




A floresta


Em vão com o mundo da floresta privas!...

- Todas as hermenêuticas sondagens,

Ante o hieróglifo e o enigma das folhagens,
São absolutamente negativas!

Araucárias, traçando arcos de ogivas,
Bracejamentos de álamos selvagens,
Como um convite para estranhas viagens,
Tornam todas as almas pensativas!

Há uma força vencida nesse mundo!
Todo o organismo florestal profundo
É dor viva, trancada num disfarce...

Vivem sós, nele, os elementos broncos,
- As ambições que se fizeram troncos,
Porque nunca puderam realizar-se!



Augusto dos Anjos











Nenhum comentário:

Postar um comentário